Documento
Metadados
Número de registro
024
Denominação
Título
São Caetano
Autor
Classificação
Resumo descritivo
Figura masculina, de pé, em posição frontal, de cabeça erguida, levemente à esquerda, com os olhos abaixados; cabelos curtos, em mechas laterais, com tonsura circular ao alto; bigode e barba longa, em mechas sinuosas, com escavado abaixo do queixo; boca entreaberta. Braços articulados nos ombros e cotovelos, com as mãos de dedos dobrados. Tem a perna direita dobrada e a esquerda reta; pés em ângulo suave, calçados em sapatos pretos com fivelas. Vestido com hábito de tecido, com batina preta e roquete branca. Base em escócia vermelha, emoldurada, com estrangulamento ao meio e quinas dianteiras chanfradas.
Altura (cm):
40,0
Largura (cm):
10,5
Profundidade (cm):
9,0
Material/técnica
costura | entalhe | madeira | pintura tecido
Local de produção
Data de produção
Fotógrafo
Data da foto
2007
Características técnicas
Imagem de vestir, com a cabeça, mãos e pés esculpidos e policromados em bege, marrom e preto; olhos de vidro; corpo apenas desbastado por inteiro, sem policromia; braços articulados nos ombros e cotovelos; base pintada de vermelho. Veste (recente) em tecido costurado, com botões.
Características estilísticas
Escultura de origem mineira, datável do século XVIII, de feições eruditas, corpo de porte elegante.
Características iconográficas/ornamentais
São Caetano foi o fundador da Congregação dos Clérigos Regulares, mais conhecidos como Teatinos. O santo se notabilizou pela promoção da vida apostólica e do culto divino. Por esse motivo o vemos representado sempre com a batina preta sobre a qual usa a sobrepeliz branca, a estola, e um barrete sobre a cabeça, demonstrando seu especial interesse pelos sagrados ritos da igreja. Em Minas Gerais existe uma matriz dedicada ao santo, em Monsenhor Horta, distrito de Mariana. É comemorado pela Igreja em 7 de Agosto. O primeiro padroeiro de Caeté foi São Caetano.
Dados históricos
Não foram localizados dados específicos sobre o objeto.
Referências bibliográficas/arquívisticas
CERINOTTI, Angela. Santos e Beatos de ontem e hoje. São Paulo, Editora Globo, 2004 TAVARES, Jorge C. Dicionário de Santos. Porto, Lello & Irmão – Editores, 1990
|ROIG, Juan Ferrando. Iconografía de los Santos. Barcelona, Ediciones Omega, 1950.