Documento
Metadados
Número de registro
205
Denominação
Autor
Classificação
Resumo descritivo
Bule de bojo oitavado, bojudo inferiormente, com base circular. Bico sextavado e curvo, mais grosso inferiormente. Alça em formato de um “J” invertido, em três “cês”. Decoração em azul, com motivos orientais, em pagodes, salgueiros, ilhas, escadas e motivos geométricos. Tampa em forma de uma cúpula oitavada, arrematada por pega em formato de uma pinha, com decoração em motivos geométricos borrados.
Altura (cm):
25,5
Largura (cm):
26,0
Material/técnica
Local de produção
Data de produção
Fotógrafo
Data da foto
2007
Características técnicas
Cerâmica branca com decoração monocromada em azul;
Características estilísticas
Cerâmica de origem inglesa, denominada de “louça de borrão”*, datável do século XIX, com decoração em azul, inspirada em motivos orientais denominados de “Willow pattern”**. Esse tipo de louça teve forte aceitação no Brasil, durante o primeiro e segundo reinados.
Características iconográficas/ornamentais
**Willow Pattern (motivo do Salgueiro) – motivo criado por volta de 1780, em que os elementos essenciais da decoração são um salgueiro estilizado e outras árvores floridas, templos chineses, ponte com ou sem figuras humanas e ilhas distantes, além de motivos geométricos, flores etc.
Dados históricos
Não foram localizados dados específicos sobre o objeto. *Louça de Borrão, fabricada na Inglaterra durante o século XIX, recebe esse nome pelo fato da pintura azul se espalhar pelo esmalte;
Referências bibliográficas/arquívisticas
MOUTINHO, Stella Rodrigo Octavio et alii. Dicionário de Artes Decorativas e Decoração de Interiores. Rio de Janeiro. Ed. Nova Fronteira, 1999.