Documento
Metadados
Número de registro
305
Denominação
Título
São Manoel
Autor
Classificação
Resumo descritivo
Figura masculina, jovem, de pé, em posição frontal, com a cabeça voltada para a direita, para onde dirige o olhar. Cabelos curtos, pintados de marrom, em mechas grandes e sinuosas. Boca entreaberta, mostrando os dentes superiores. Tem um cravo dourado saindo de dentro de cada ouvido, de onde descem estrias vermelhas simulando sangue. Tem encravado em cada lado do peito um cravo dourado, com estrias vermelhas simulando sangue descendo pelo tórax. Braços flexionados à frente, com as mãos postas. Pernas retas, estando a esquerda mais adiantada, com os pés em ângulo suave. Vestido de perizônio curto, dobrado ao meio, com padronagem em flores miúdas e confetes dourados. O santo possui por trás um raionado circular, composto por treze raios frisados de modulações e tamanhos diferentes. Um deles, localizado no alto, à esquerda, sustenta um anjo menino, em posição frontal, de braços abertos e pernas dobradas, coberto apenas por um pano verde, que se enrola no braço esquerdo e desce cobrindo o sexo. Tem asas de recorte curvo, em verde e vermelho, com esgrafitado dourado. Base quadrada, de quinas chanfradas, pintada de vermelho.
Altura (cm):
73,0
Largura (cm):
54,0
Profundidade (cm):
24,0
Material/técnica
Local de produção
Data de produção
Fotógrafo
Data da foto
2007
Características técnicas
Peça esculpida em madeira (cedro), em partes encaixadas, policromada em bege, vermelho, branco, marrom e dourado, com esgrafito e confetes na padronagem; olhos de vidro; raios dourados, fixados por trás do santo através de parafuso; o raio que sustenta o anjo é de ferro; anjo apenas encaixado; cravos do peito encaixados.
Características estilísticas
Trata-se de uma boa escultura, de composição hierática e atarracada, com os membros robustos; cabelos comuns, em mechas grandes e sinuosas; rosto redondo, de nariz reto, boca pequena, com os dentes superiores à mostra; queixo em montículo com furo ao meio. Panejamento duro, em dobras angulosas, com pintura de flores miúdas e delicadas. O anjo já apresenta problemas de proporcionalidade em seu tratamento anatômico, com as pernas curtas em relação ao tronco do corpo. De origem mineira, datável do século XVIII.
Características iconográficas/ornamentais
São Manoel, mártir persa do século IV, cujo martírio consistiu em ter um cravo espetado em cada lado do peito e outro atravessado na cabeça, de ouvido a ouvido – castigos por não ouvir a voz do Imperador (Juliano, o Apostata) e ter o peito endurecido às prédicas imperiais. O santo é então representado com os cravos no peito e nos ouvidos, as mãos postas junto ao peito e vestido com um perizônio curto; às vezes, como acontece aqui, tem a companhia de um anjo. É o santo advogado da paciência.
Dados históricos
Não foram localizados dados específicos sobre o objeto. A capela de São Manoel ficava no distrito de Peti, no atual Município de São Gonçalo do Rio Abaixo. A área em que a capela se encontrava foi inundada para a construção do reservatório da Usina Hidrelétrica de Peti, da CEMIG, entre os de 1941 e 1946, ocorrendo sua inauguração em 1946.
Referências bibliográficas/arquívisticas
TAVARES, Jorge Campos. Dicionário de Santos. Porto, Lello & Irmão Editores, 1990.
|SCOLARI, Keli Cristina. São Manoel Mártir: Conservação – Restauração de uma escultura dourada e policromada. Monografia apresentada ao 16o Curso de Especialização em Coservação-Restauração de Bens Culturais Móveis da Escola de Belas Artes da UFMG. Belo Horizonte, CECOR/EBA/UFMG, 2007.