Documento
Metadados
Número de registro
207
Denominação
Autor
Classificação
Resumo descritivo
Travessa funda de formato elíptico, com decoração azul, com frisos geométricos, quadriculados, ramos com flores, acantos e perolados junto à borda; centro em motivos orientais de salgueiro, pagodes, pontes com ilhas onde se encontram três figuras humanas carregando lanternas, embarcação com figura humana, diferentes tipos de árvores, e dois pássaros (andorinhas); cercadura em frisos de elementos geométricos e quadriculados de flores.
Altura (cm):
4,0
Largura (cm):
34,5
Profundidade (cm):
27,5
Material/técnica
Local de produção
Data de produção
Fotógrafo
Data da foto
2007
Características técnicas
Cerâmica branca com decoração monocromada em azul;
Características estilísticas
Porcelana de origem chinesa, denominada “louça de Macau”, por ter sido deste porto oriental de onde partiam essas peças para o Ocidente, a partir de princípios do século XVIII; possuem como características básicas a sua policromia em azul-branco e os motivos orientais que as decoram, compostos por templos chineses, ilhas distantes, salgueiro e outras árvores floridas, pontes, embarcações, pássaros etc. Também conhecidas genericamente por “porcelana da Companhia das Índias” e, no caso específico desta peça, de “louça pombinho”, por caso dos dois pássaros presentes em sua decoração.
Características iconográficas/ornamentais
Pagodes; salgueiros; ilhas distantes com escadas e figuras humanas; pássaros, embarcações, frisos geométricos e flores.
Dados históricos
Não foram localizados dados específicos sobre o objeto.
Referências bibliográficas/arquívisticas
MOUTINHO, Stella Rodrigo Octavio et alii. Dicionário de Artes Decorativas e Decoração de Interiores. Rio de Janeiro. Ed. Nova Fronteira, 1999.