Documento
Metadados
Número de registro
311
Denominação
Autor
Classificação
Resumo descritivo
Oratório do tipo vitrine, chanfrado em três faces envidraçadas, com registro inferior; com parte externa pintada de preto. Arestas em forma de colunas, de terço inferior torcido, com fuste dourado; friso interno dourado, com cês e angras; arqueado no registro inferior e parte superior, onde é arrematado por cartelas (acima das colunas do meio), cês e enrolamentos. Parte interna superior com crucifico de cruz de traves imitando árvore, com imagem do Cristo pregado por três cravos, vestido de perizônio; ao seu lado, à esquerda, a imagem de Nossa Senhora da Conceição, de pé sobre tufos de nuvens, com mãos postas; vestida de túnica, manto e véu, com coroa; à direita, a imagem de São José, de pé, com as mãos junto ao peito, levando ao colo o Menino Jesus nu, este segurando um globo terrestre; leva um resplendor. Abaixo da cruz, à esquerda, a imagem de São Caetano, de pé, com a mão esquerda sobre o peito; vestido de batina, roquete e estola; usa um capelo de três abas e resplendor; ao meio, Santana Mestra, assentada em uma cadeira de espaldar vermelho, com o livro apoiado sobre o colo ...(continua na observação)
Altura (cm):
66,0
Largura (cm):
35,0
Profundidade (cm):
12,0
Material/técnica
douramento | entalhe | madeira entalhada | pedra sabão | policromia | tecido | vidro
Local de produção
Data de produção
Marcas/inscrições
Inscrição manuscrita por trás: “Bernardo de Sousa” “JNRJ”
Fotógrafo
Data da foto
2007
Características técnicas
Oratório em madeira entalhada e encaixada, com policromia em preto, azul, vermelho, branco, rosa, verde e douramento; vidro recortado e encaixado; tampa por trás fixada por tramelas; imagens em pedra sabão esculpida, policromada e dourada (apenas alguns detalhes das vestes); só os reis magos e pastor tem as vestes toda policromada; resplendores e coroas em ouro lavrado; a coroa de Nossa Senhora menina é de latão; arranjo com flores em tecido colorido recortada e colada, algodão e ramos secos; peanhas em madeira recortada e marmorizada em amarelo, vermelho e branco.
Características estilísticas
Oratório do tipo lapinha, de gosto rococó, mas de interpretação mais simplificada, com imagens esculpidas em pedra sabão, de execução com certo esmero, apesar da simplificação do panejamento. Interessante arranjo do presépio em flores recortadas em tecido colorido e algodão enrolado. Datável de fins do século XVIII ou início do XIX, de origem certamente mineira.
Características iconográficas/ornamentais
Iconografia: Crucifixo com Senhor Morto na Cruz, preso por três Cravos, vestido por perizônio. Cruz em Árvore da Vida, com Título trazendo a inscrição “JNRJ”. Do lado do crucifixo as imagens de N. S. da Conceição, de pé sobre tufos de nuvens, com as mãos postas junto ao peito e de S. José de Botas, carregando o Menino Jesus; ao pé da cruz as imagens de S. Caetano, fundador dos Teatinos; de Santana Mestra, em representação tradicional, com o livro ao colo e a Virgem Menina de pé, ao lado; e S. Joaquim, calvo, com o cajado. No registro inferior, um presépio de lapinha composto por S. José e N. Senhora ajoelhados adorando o Menino Jesus deitado na manjedoura; com os três Reis Magos, um pastor, uma ovelha e pássaros.
Dados históricos
Não foram localizados dados específicos sobre o objeto.