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Metadados
Número de registro
173
Denominação
Autor
Classificação
Resumo descritivo
Cruzeiro em cruz latina de traves retangulares pretas, com as ponteiras curvas, de base piramidal; encimada por um galo pisando sobre o globo terrestre. Apresenta todos os elementos do Suplício de Cristo: na trave vertical acima da horizontal, a coroa de espinhos, o título com a inscrição INRI e um dado; na junção das traves, um busto de mulher levando véu estampado com o rosto de Jesus; sobre a trave horizontal, à direita, a cana verde, saco de dinheiro, martelo, machado e uma faca em diagonal; à esquerda, a luva dos algozes, torquês e a bacia com jarra; na parte da frente, mais dois dados e um lençol dobrado pendente da trave horizontal; na trave vertical abaixo da horizontal, três cravos, um dado, túnica; na base, cálice, chibatas, duas lanternas penduradas em hastes curvas e uma caveira com dois ossos cruzados; por fim, cruzados sobre as traves, a lança, a esponja e a escada.
Altura (cm):
130,0
Largura (cm):
57,0
Profundidade (cm):
10,0
Local de produção
Data de produção
Fotógrafo
Data da foto
2007
Características técnicas
Peça em várias partes de madeira entalhada e recortada; latão e tecido recortados; gravura colada; fixação por pregos; policromia em amarelo, preto, verde, amarelo, vermelho e marrom.
Características estilísticas
Trata-se de uma miniatura de cruzeiro, com a representação completa dos instrumentos simbólicos da Paixão de Cristo (as Armas Christi), de confecção original e criativa, tudo entalhado em canivete pelo artista popular Pedro Farnesi, em meados do século XX.
Características iconográficas/ornamentais
Cruzeiro completo com todas as Armas Christi (símbolos da Paixão de Cristo): o galo que simboliza a negação de Cristo por Pedro e também, por estar sobre um globo, a ressurreição de Cristo; a coroa de espinhos, os dados usados pelos soldados para disputar as vestes de Jesus; a túnica de Jesus; a torquês, o martelo e os três cravos usados na crucificação; o título com a abreviatura da inscrição latina Iesus Iuodeorum Rex Nazarenus (INRI); a luva dos algozes; a Verônica com a imagem do rosto de Jesus; a cana verde e a coluna do escárnio de Jesus; o saco de dinheiro de Judas; a bacia com o jarro do lava-as-mãos de Pôncio Pilatos; a escada e o lençol do descendimento; a lança de São Loguinho; a esponja do fel; o Cálice da amargura; as lanternas da prisão; e os ossos de Adão, o primeiro homem que morreu para redimir os pecados do Homem.
Dados históricos
Pedro Farnesi (já falecido) foi um prestigiado artista da cidade do Serro, onde exercia também o ofício de barbeiro. Os seus cruzeiros em miniatura se inspiravam nos cruzeiros antigos, ainda existentes no Serro – um na entrada da cidade e outro no adro da igreja do Rosário.
Referências bibliográficas/arquívisticas
MARTINS, Saul. O Artesanato no Serro. Belo Horizonte, Secretaria de Estado do Trabalho e Cultura Popular, 1964, p. 13. (Trás a reprodução de um cruzeiro feito pelo artista, bem semelhante ao que se encontra no museu).