Documento
Metadados
Número de registro
162
Denominação
Título
Santo Antônio de Pádua
Autor
Classificação
Resumo descritivo
Figura masculina, de pé, em posição frontal, de cabeça erguida, com olhar à frente; alto da cabeça com tonsura rodeada por mechas de cabelos. Não possui os braços. Perna direita dobrada e a esquerda de apoio; sem os pés. Vestido de hábito escuro, com túnica e sobre-túnica, cingida por duplo cordão com ponta de dois nós despontada pela lateral esquerda; murça estreita e capuz. Base quebrada em várias partes.
Altura (cm):
22,5
Largura (cm):
9,5
Profundidade (cm):
6,2
Local de produção
Data de produção
Fotógrafo
Data da foto
2007
Características técnicas
Peça esculpida em um só bloco de madeira (cedro); policromada com as tintas muito escurecidas, dando referência somente do tom preto.
Características estilísticas
Imagem de cunho semierudito, de corpo contorcido e bem proporcionado, com o panejamento em dobras angulosas e fartas; rosto delicado. Datável da segunda metade do século XVIII, de origem mineira.
Características iconográficas/ornamentais
Santo Antônio de Pádua ou de Lisboa é um dos santos mais presentes no imaginário religioso do povo brasileiro. Em Minas Gerais várias são as capelas e igrejas matrizes a ele consagradas. É o maior santo português e, depois de São Francisco de Assis, o franciscano de maior prestígio. Nasceu em Lisboa, no ano de 1195. Ali foi criado e fez os seus primeiros estudos. Passou depois a Coimbra, onde professou regra nos Agostinianos. Impressionado com a sorte e martírio dos Santos Mártires de Marrocos, que conheceu quando eles estiveram de passagem por Coimbra, fez-se franciscano para seguir a sua pegada. Iconograficamente, é representado como franciscano (túnica marrom, com murça e capuz, cingida por cordão nodal). Aqui não apresenta nenhum de seus atributos, que podem ser uma flor-de-lis, um crucifixo florido, os peixes escutando o seu famoso sermão, e um burro ajoelhado perante a hóstia, alusão a um de seus milagres. É representado ordinariamente com um livro na mão, sobre o qual está colocado o Menino Jesus, que lhe terá aparecido várias vezes. (1) e (2)
Dados históricos
Não foram localizados dados específicos sobre o objeto.
Referências bibliográficas/arquívisticas
ROIG, Juan Ferrando. Iconografía de los Santos. Barcelona, Ediciones Omega, 1950.
|TAVARES, Jorge C. Dicionário de Santos. Porto, Lello & Irmão – Editores, 1990.