Documento
Metadados
Número de registro
097
Denominação
Título
Cristo da Coluna
Autor
Classificação
Resumo descritivo
Pintura sobre tela representando a figura de Jesus Cristo, de pé, em posição frontal, com a cabeça, envolvida por nimbo de raios, voltada à esquerda, com os olhos à frente; tem os cabelos compridos, de bigode e barba. Tem o tronco projetado à frente, com os braços flexionados e as mãos apoiadas sobre uma coluna, situada do lado direito. A perna direita dobrada e a esquerda de apoio. Vestido apenas com um perizônio branco, com rendilhado transparente na borda. Tem corpo marcado por chagas e estrias de sangue. Uma corda prende os seus pulsos ao pescoço. Coluna de fuste bojudo, com base e capitel emoldurados, marmorizada de azul. Fundo da cena em tons azul e vermelho, com contorno em friso pintado de marrom.
Altura (cm):
95,0
Largura (cm):
75,0
Profundidade (cm):
2,8
Local de produção
Data de produção
Fotógrafo
Data da foto
2007
Características técnicas
Pintura a óleo sobre tela de tecido grosso, nas cores azul, vermelho, marrom, bege, preto, branco e amarelo. Chassi em quatro partes de madeira fixadas nos cantos por cunhas.
Características estilísticas
Pintura de cunho primitivo, datável do século XIX, de fatura certamente mineira.
Características iconográficas/ornamentais
O tema do Cristo da Coluna está relacionado ao da Flagelação, relatado nos evangelhos: Depois de ter sido interrogado por Pilatos, Jesus é entregue aos soldados para ser flagelado. Os evangelistas Mateus (27,26), Marcos (15,15) e João (19,1) contentam-se com uma simples menção do episódio: “Depois de fazer açoitar a Jesus, entregou-o para ser crucificado” (Mc.15,15). O tema da Flagelação surge nos saltérios a partir do século IX, onde Jesus está vestido de uma túnica. A partir do século XII, veste um simples pano (perizônio), tem as mãos cruzadas e, de ordinário, está atado a uma coluna alta e delgada, cujo modelo é a coluna da igreja do Santo Sepulcro em Jerusalém. Após o Concílio de Trento, no século XVI, os artistas adotam uma coluna baixa, em acordo com a coluna em forma de balaustrada conservada desde o século XIII na basílica de São Praxedes, em Roma.
Dados históricos
Não foram localizados dados específicos sobre o objeto.
Referências bibliográficas/arquívisticas
DATTLER, Frederico. Sinopse dos quatros Evangelhos. São Paulo, Paulus, 1986. DUCHEL-SUCHAUX, Gaston e PASTOUREAU, Michel. La Bíblia y los Santos. Madrid, Alianza Editorial, 1996.