Documento
Metadados
Número de registro
095
Denominação
Título
Circuncisão do Menino Jesus
Autor
Classificação
Resumo descritivo
Pintura sobre madeira com cena representando a Circuncisão do Menino Jesus, que aparece na parte central, deitado sobre uma mesa de altar e seguro por Nossa Senhora, situada por trás da mesa. No canto esquerdo, um sacerdote vestido de traje vermelho e branco com um chapéu de três bicos prepara-se para executar o ritual, segurando o pênis do menino com a mão esquerda e uma faca na mão direita. São José aparece de pé à direita, vestido de branco, segurando um comprido círio acesso. Ao centro encontra-se um jovem ajoelhado levando uma jarra. E uma mulher aparece ajoelhada no canto inferior esquerdo. Uma outra figura, da qual só aparece o braço, no canto esquerdo, segura um círio acesso. Fundo da cena com baldaquino vermelho decorado por borlas e franjas, entre pilastras.
Altura (cm):
172,5
Largura (cm):
93,0
Local de produção
Data de produção
Fotógrafo
Data da foto
2007
Características técnicas
Pintura em têmpera oleosa sobre três tábuas de madeira, nas cores azul, vermelho, marrom, bege, preto, amarelo e cinza.
Características estilísticas
Pintura de gosto barroco, em tons tenebristas, mas de elaboração primitiva, datável da primeira metade do século XVIII. De origem certamente mineira. Estilisticamente, a pintura guarda muitas semelhanças com as figuras executadas na pintura da Capela do Ó de Sabará, principalmente nos olhos repuxados, de influência oriental.
Características iconográficas/ornamentais
Cena que mostra com certo realismo o ritual de circuncisão do Menino Jesus relatado no texto bíblico: “Quando se completaram os oitos dias para a circuncisão do menino, foi-lhe dado o nome de Jesus, conforme o chamou o anjo, antes de ser concebido” (Lc. 2,21)
Dados históricos
Não foram localizados dados específicos sobre o objeto.
Referências bibliográficas/arquívisticas
DATTLER, Frederico. Sinopse dos quatro Evangelhos. São Paulo, Paulus, 1986.