Documento
Metadados
Número de registro
043
Denominação
Título
Santo Antônio de Pádua
Autor
Classificação
Resumo descritivo
Figura masculina, de pé, em posição frontal; cabeça erguida, com ampla tonsura rodeada por mechas escuras de cabelos. Braços flexionados à frente, com a mão direita fechada junto ao peito, e a mão esquerda sustentando um livro fechado, com pino para encaixe do Menino. Perna direita dobrada, com a ponta do pé à vista, calçado por sandália; perna esquerda oculta. Vestido de hábito marrom, com a túnica e sobre-túnica cingida por cordão terminado em ponta pendente à esquerda, com nós e borla; murça e capuz. Base circular, em azul.
Altura (cm):
22,0
Largura (cm):
10,0
Profundidade (cm):
8,0
Material/técnica
entalhe | madeira | policromia | tinta
Local de produção
Data de produção
Fotógrafo
Data da foto
2007
Características técnicas
Escultura em madeira, policromada em bege, marrom e azul. Livro com pino para encaixe do menino (perdido); mão direita com orifício para encaixe de atributo (lírio ou cruz); cabeça com orifício ao alto para resplendor.
Características estilísticas
Imagem de cunho popular, primitiva, datável do século XVIII ou XIX, de origem mineira.
Características iconográficas/ornamentais
Santo Antônio de Pádua ou de Lisboa é um dos santos mais presentes no imaginário religioso do povo brasileiro. Em Minas Gerais várias são as capelas e igrejas matrizes a ele consagradas. É o maior santo português e, depois de São Francisco de Assis, o franciscano de maior prestígio. Nasceu em Lisboa, no ano de 1195. Ali foi criado e fez os seus primeiros estudos. Passou depois a Coimbra, onde professou regra nos Agostinianos. Impressionado com a sorte e martírio dos Santos Mártires de Marrocos, que conheceu quando eles estiveram de passagem por Coimbra, fez-se franciscano para seguir a sua pegada. Iconograficamente, é representado como franciscano (túnica marrom, com murça e capuz, cingida por cordão nodal). Os seus atributos são uma flor-de-lis, um crucifixo florido, os peixes escutando o seu famoso sermão, e um burro ajoelhado perante a hóstia, alusão a um de seus milagres. É representado ordinariamente com um livro na mão, sobre o qual está colocado o Menino Jesus, que lhe terá aparecido várias vezes.
Dados históricos
Não foram localizados dados específicos sobre o objeto.
Referências bibliográficas/arquívisticas
ROIG, Juan Ferrando. Iconografía de los Santos. Barcelona, Ediciones Omega, 1950.
|TAVARES, Jorge C. Dicionário de Santos. Porto, Lello & Irmão – Editores, 1990.