Documento
Metadados
Número de registro
226
Denominação
Autor
Classificação
Resumo descritivo
Cruz com as traves retas, pintadas de verde; com ponteiras em forma de tulipa, em dourado e verde; raionado central circular, dourado; Título em forma de galhardete curvo, com a inscrição INRI pintada de preto. Imagem de Cristo pregado por três cravos, em posição frontal, com a cabeça pendida à esquerda, de olhos fechados; com cabelos compridos, em mechas curvas pelas laterais e uma ponta pela frente. Braços estendidos em Y (só o direito), com a mão de abençoar. Pernas dobradas (soltas), com o pé direito sobreposto ao esquerdo. Vestido de perizônio preso por cordão simples, com laço dourado despontado pela esquerda. Apresenta chagas entalhadas com estrias vermelhas imitando sangue em várias partes do corpo.
Altura (cm):
68,0
Largura (cm):
40,0
Profundidade (cm):
3,0
Circunferência (cm):
(Imagem: 35,0 x 15,0 x 9,0)
Local de produção
Data de produção
Marcas/inscrições
“INRI”
Fotógrafo
Data da foto
2007
Características técnicas
Peça esculpida em madeira, em várias partes, com policromia em bege, verde, branco, vermelho e preto; douramento a purpurina; título em folha de flandres recortada; cravos metálicos.
Características estilísticas
Imagem de cunho semierudito, com o corpo esbelto, de membros torneados, e panejamento amplo e movimentado da veste. Datável do século XIX, de origem certamente mineira.
Características iconográficas/ornamentais
Representação tradicional do Senhor Morto na Cruz, de cabeça pendida, com os olhos fechados; braços estendidos em Y, as pernas dobradas com pé direito sobre o esquerdo. Cruz com título trazendo a inscrição latina “INRI”.
Dados históricos
Não foram localizados dados específicos sobre o objeto.