Documento
Metadados
Número de registro
159
Denominação
Título
São Francisco de Assis
Autor
Classificação
Resumo descritivo
Figura masculina, de pé, em posição frontal, de cabeça erguida, com olhar à frente; alto da cabeça com tonsura rodeada por mechas de cabelos; de bigode e barba. Não possui o braço direito e só tem o toco do braço esquerdo. Pernas retas e os pés paralelos, descalços. Vestido de hábito preto, com túnica, cingida por cordão com ponta de nós despontada pela lateral; e capuz. Base hexagonal.
Altura (cm):
18,5
Largura (cm):
6,5
Profundidade (cm):
6,0
Material/técnica
entalhe | madeira | policromia | tinta
Local de produção
Data de produção
Fotógrafo
Data da foto
2007
Características técnicas
Peça esculpida em madeira, policromada em preto e bege, com restos de douramento no cordão da túnica.
Características estilísticas
Imagem de cunho popular, com panejamento em dobras retas verticais, rosto inexpressivo. Datável do século XIX, de origem mineira.
Características iconográficas/ornamentais
São Francisco de Assis (1182-1226), fundador dos Frades Menores Mendicantes, os Franciscanos, segundo o espírito evangélico da pobreza. Em 1224, no monte Alverne (Itália), teve a visão de Cristo crucificado, da qual lhe ficam os cinco estigmas, com os quais é sempre representado. Iconograficamente, São Francisco é apresentado vestido de franciscano, crucifixo nas mãos, estigmas nas mãos e nos pés e, ocasionalmente, um rasgão no hábito mostra-nos a chaga do lado do peito. Por vezes aparece com barba, outras imberbe. Outras vezes, ainda, aparece-nos de capuchinho, com uma caveira do lado (chamado da Penitência), ou então recebendo o Menino Jesus das mãos da Virgem Maria. Também aparece a receber nos seus braços Cristo meio despregado da Cruz (dito do Amor Divino). É um santo bastante popular no Brasil, principalmente no norte e nordeste. É comemorado pela Igreja no dia 4 de outubro. (1), (2) e (3)
Dados históricos
Não foram localizados dados específicos sobre o objeto.
Referências bibliográficas/arquívisticas
MEGALE, Nilza Botelho. Santos do Povo Brasileiro. Petrópolis/RJ, Vozes, 2002
|ROIG, Juan Ferrando. Iconografía de los Santos. Barcelona, Ediciones Omega, 1950.
|TAVARES, Jorge C. Dicionário de Santos. Porto, Lello & Irmão – Editores, 1990.