Documento
Metadados
Número de registro
049
Denominação
Título
São Joaquim
Autor
Classificação
Resumo descritivo
Figura masculina, de um ancião, de pé, em posição frontal, com a cabeça erguida e olhos direcionados à frente; calvo, com cabelos laterais e por trás, em mechas sinuosas; de bigode fino e barba longa, terminada em duas volutas. Braço direito à frente, levemente flexionado, com a mão de segurar; braço esquerdo flexionado, com mão segurando um livro de capa verde, fechado, apoiado sobre uma dobra do manto. Perna direita dobrada e a esquerda de apoio; pés em ângulo, calçados em sapatos pretos. Vestido de túnica vermelha, cingida, com gola verde recortada e dobrada; manto azul, de forro vermelho, cobrindo o lado inferior direito do corpo e enrolado no ombro e braço esquerdo. Base quadrada, alta, de quinas chanfradas, marmorizada em azul, vermelho e branco.
Altura (cm):
31,0
Largura (cm):
15,5
Profundidade (cm):
10,5
Material/técnica
entalhe | madeira | policromia | tinta
Local de produção
Data de produção
Fotógrafo
Data da foto
2007
Características técnicas
Escultura em madeira, um só bloco, policromada em vermelho, verde, azul, bege, preto, marrom e branco. Furo no alto da cabeça para resplendor.
Características estilísticas
Imagem de cunho semierudito, com leve movimentação do corpo, panejamento de dobras angulosas e diagonais; mãos e rosto de feições inexpressivas. Datável do século XVIII, de origem certamente mineira.
Características iconográficas/ornamentais
Representação tradicional de São Joaquim em Minas Gerais. Pai de Nossa Senhora e Esposo de Santana, já de aparência idosa, calvo, com a barba longa, vestido em trajes bíblicos. Como atributo porta um livro e, na outra mão, poderia trazer um cajado, símbolo de sua ancianidade. O culto de São Joaquim não é muito popular em Minas Gerais, onde está geralmente associado ao de Santana, juntamente com quem é festejado em 26 de Julho. São Joaquim é padroeiro dos Homens Casados.
Dados históricos
Não foram localizados dados específicos sobre o objeto.
Referências bibliográficas/arquívisticas
MEGALE, Nilza Botelho. Santos do Povo Brasileiro. Petrópolis/RJ, Vozes, 2002
|ROIG, Juan Ferrando. Iconografía de los Santos. Barcelona, Ediciones Omega, 1950.