Documento
Metadados
Número de registro
015
Denominação
Título
São José
Autor
Classificação
Resumo descritivo
Figura masculina, de pé, em posição frontal, cabeça erguida, com olhos à frente; cabelos marrons; bigode e barba cheios. Braço direito flexionado à frente, mão segurando um cajado comprido, com a parte superior florida; braço esquerdo sustentando o Menino Jesus, assentado, de túnica branca, com os braços à frente e mãos de segurar. S. José veste túnica azul, manto marrom, com dobra amarela superior; pés descalços em ângulo. Ambos trazem resplendores prateados, com raios, e elemento piramidal ao meio. Base quadrada, de quinas chanfradas e bordas arredondadas, pintada de cinza.
Altura (cm):
73,0
Largura (cm):
24,0
Profundidade (cm):
34,0
Material/técnica
entalhe | madeira | policromia | tinta
Local de produção
Data de produção
Marcas/inscrições
Em papel colado por trás: “S. Jose (Popular) Procedente do Rio Ver/Melho da Zona do Serro e Diamantina (N. S./ Do Pilar) comprado por.....(ilegível)
Fotógrafo
Data da foto
2007
Características técnicas
Escultura e um só bloco de madeira, com uma mão encaixada, policromada em azul, marrom, amarelo, preto, branco, bege e cinza. Resplendores em madeira recortada, prateada, de encaixar; cajado preso por cola e barbante.
Características estilísticas
Imagem de cunho popular, primitiva, procedente do Vale do Jequitinhonha (Rio Vermelho), e datável do século XIX.
Características iconográficas/ornamentais
Representação tradicional de São Jose Minas Gerais, de meia-idade, cabelos semi-longos, com barba, vestido de túnica; como atributos tem o Menino Jesus, carregado ao colo e o cajado terminado em flor de lírio. São José é um dos santos mais festejados da Igreja, sendo venerado no Oriente desde o século IV; no Ocidente seu culto tomou impulso através da propaganda dos jesuítas e de Santa Teresa de Ávila, ardorosa devota do santo, que fundou vários conventos a ele dedicados. Seu dia festivo é o 19 de março. São José é o padroeiro dos carpinteiros, marceneiros e, atualmente, dos operários de uma maneira geral; também é invocado para dar morte serena e curta (a boa morte) aos devotos. (1); (2); (3)
Dados históricos
Não foram localizados dados específicos sobre o objeto.
Referências bibliográficas/arquívisticas
MEGALE, Nilza Botelho. Santos do Povo Brasileiro. Petrópolis/RJ, Vozes, 2002
|PASTOREAU, Michel. La Biblia y los Santos. Madrid, Alianza Editorial, 1996.
|ROIG, Juan Ferrando. Iconografía de los Santos. Barcelona, Ediciones Omega, 1950.