Documento
Metadados
Número de registro
006
Denominação
Título
São Benedito
Autor
Classificação
Resumo descritivo
Figura masculina, jovem, de tez negra, de pé, em posição frontal, com a cabeça erguida, com olhos direcionados à frente; cabelos curtos, encaracolados. Braços flexionados à frente, sem as mãos. Perna direita flexionada e a esquerda de apoio; com os pés em ângulo. Vestido de hábito preto, cingido por cordão, com ponta de um só nó pendente; capuz alto por trás. Base circular irregular.
Altura (cm):
32,5
Largura (cm):
14,0
Profundidade (cm):
12,0
Material/técnica
entalhe | madeira | policromia | tinta
Local de produção
Data de produção
Fotógrafo
Data da foto
2007
Características técnicas
Escultura em madeira, em um só bloco, com as mãos (perdidas) encaixadas; policromia em preto e vermelho, com resquício de douramento no cordão.
Características estilísticas
Imagem de cunho popular, datável do século XVIII, com incorreções no tratamento anatômico, rosto inexpressivo, dobras duras e retas no panejamento.
Características iconográficas/ornamentais
São Benedito (o Africano, ou o Negro ou ainda o Mouro), nasceu em 1524 ou 1526 em Palermo, na Sicília. Era filho de pais africanos e foi lavrador e pastor em sua juventude. Depois, ingressou em um convento dos Frades Menores de Santa Maria de Gesu em sua cidade, onde levou vida santa como franciscano até sua morte, ocorrida em 1589. É geralmente representado na cor de sua raça, e traz como atributo um coração exposto com as sete virtudes. Uma tradição diz que ele era de compleição adiposa. É comum representa-lo, como ocorre na maioria de suas imagens em Minas Gerais, com flores e um guardanapo, alusão ao fato do monge ter servido como cozinheiro no convento onde viveu. Foi beatificado em 1743 e canonizado em 1807. É comemorado pela Igreja no dia 4 de abril.
Dados históricos
Não foram localizados dados específicos sobre o objeto.
Referências bibliográficas/arquívisticas
TAVARES, Jorge Campos. Dicionário de Santos. Porto, Lello & Irmão Editores, 1990.