Documento
Metadados
Número de registro
115
Denominação
Título
Cabeceira de cama
Autor
Classificação
Resumo descritivo
Cabeceira retangular, delimitada por frisos terminados em volutas. Centro entalhado em baixo relevo, com figura de um homem, ao meio, vestido á moda do século XVIII, tocando uma trombeta de caça; à esquerda, uma figura menor, também de um homem, entre dois vasos de flores, segurando uma lança e guiando um elefante; no lado direito, duas figuras femininas nuas, entrelaçadas pelas pernas, com dois círculos ao alto; mais ao canto, a figura de um galo pousado sobre uma galha de uma planta com flores plantada em um vaso. Extremos com rebaixo liso para encaixe.
Altura (cm):
28,0
Largura (cm):
76,0
Profundidade (cm):
2,3
Local de produção
Data de produção
Fotógrafo
Data da foto
2007
Características técnicas
Peça entalhada em um só bloco de madeira.
Características estilísticas
Trata-se de uma cabeceira de cama, de origem brasileira, datável do século XVIII, com decoração figurativa de forte influência oriental, com elefante, galo e figuras femininas.
Características iconográficas/ornamentais
Parece trata-se de uma cena de caçada, com um homem tocando trombeta; um outro com lança guiando um elefante; figuras femininas com as pernas entrelaçadas, vasos com flores e um galo.
Dados históricos
Não foram localizados dados específicos sobre o objeto.
Referências bibliográficas/arquívisticas
BAYEUX, Glória. O Móvel da Casa Brasileira. São Paulo, Museu da Casa Brasileira, 1997.
|CANTI, Tilde. O móvel no Brasil. Origem, evolução e características. Rio de Janeiro, Editora Agir/Lisboa, Fundação Ricardo do Espírito Santo, 1999.