Documento
Metadados
Número de registro
312
Denominação
Autor
Classificação
Resumo descritivo
Oratório do tipo vitrine, retangular, com pés dianteiros curvos, em volutas e angras; pés traseiros lisos e inclinados. Frente delimitada por filete dourada, com angras e cês na parte inferior; e arqueamento com concheados, cês e angras, arrematado por palmeta, na parte superior. Interior com seis imagens, sendo a central do Senhor Crucificado, pregado por três cravos, com a cabeça erguida, com resplendor; vestido de perizônio curto. Cruz com traves retas, com pintura em motivos fitomorfos e título. Do lado esquerdo da Cruz, a imagem de Nossa Senhora da Conceição, de mãos postas, de pé sobre tufos de nuvens, vestida de túnica, manto, mantelete e véu; com resplendor; do lado direito, São José, de pé, sustentado o Menino Jesus nu na mão esquerda; vestido de túnica e manto, calçado de botas; com resplendor. Abaixo da Cruz as imagens de, à esquerda, uma figura feminina, ... (continua na observação)
Altura (cm):
48,0
Largura (cm):
21,0
Profundidade (cm):
9,0
Material/técnica
dourada | madeira entalhada | pedra sabão entalhada | policromada | vidro
Local de produção
Data de produção
Marcas/inscrições
“INRI” já meio apagado
Características técnicas
Oratório entalhado em madeira, em partes encaixadas, policromado em marrom, azul, vermelho, verde, rosa, com douramento; cinco imagens esculpidas em pedra sabão, semi-policromadas e douradas; imagem de cristo em chumbo fundido, policromado e dourado. Resplendores em ouro lavrado; flores em metal dourado aplicadas nas laterais interiores; peanhas em madeira recortada, marmorizadas em amarelo, vermelho e branco. Frente fechada por vidro encaixado.
Características estilísticas
Oratório doméstico, de gosto rococó, datável de fins do século XVIII, com decoração típica do período, em angras, concheados, cês e palmeta D. José. As imagens em pedra sabão (menos a de Cristo, em chumbo), são esculpidas com certo esmero, com detalhamentos, inclusive na composição dos panejamentos.
Características iconográficas/ornamentais
Decoração com angras, cês, concheados e palmeta D. José. Iconografia: representação do Senhor agonizante na Cruz, pregado por três cravos, vestido de perizônio; cruz com Título; Nossa Senhora da Conceição, de pé sobre nuvens, com as mãos postas junto ao peito; São José de Botas carregando o Menino Jesus nu, o qual leva uma esfera; Santo Antônio, em hábito franciscano, levando o livro onde se assenta o Menino Jesus nu, o qual carrega uma esfera; a figura de um rei, com cetro e manto de arminho, que pode se tratar de S. Luís, Rei de França; e uma figura feminina, jovem, de cabelos compridos, vestida de túnica e manto, com os braços dobrados à frente, mas sem mãos, que pode se tratar de S. Maria Madalena, que trazia um pote (dos ungüentos perfumados) nas mãos.
Dados históricos
Não foram localizados dados específicos sobre o objeto.
Referências bibliográficas/arquívisticas
DOMIT, Renata Simone. Oratório Rococó: Conservação-Restauração de um oratório em fragmentos. Monografia apresentada ao 16o Curso de Especialização em Coservação-Restauração de Bens Culturais Móveis da Escola de Belas Artes da UFMG. Belo Horizonte, CECOR/EBA/UFMG, 2006.