Documento
Metadados
Número de registro
011
Denominação
Autor
Classificação
Resumo descritivo
Oratório retangular, com os dois pés dianteiros losangulares e os traseiros recortados em ¼ de círculo. Base emoldurada à frente e chanfrada dos lados. Porta com entalhe de baixo relevo, representando três espigas de trigo presas por laço, um ramo de videira com frutos, as Armas do Império e uma cartela com a inscrição “JNRJ”; contorno em friso preto; há resquícios de pintura em verde, amarelo, preto e marrom no entalhe. Enquadramento da porta emoldurado. Arremate superior em moldura alta de forma triangular, de centro liso, com um risco de semi-círculo. Laterais lisas, a da direita com inscrição dentro de quadrículo: “16 9bro – Sza – 1848”.
Altura (cm):
63,0
Largura (cm):
25,5
Profundidade (cm):
21,5
Material/técnica
Local de produção
Data de produção
Marcas/inscrições
“16 9bro / Sza / 1848” ; JNRJ”; Armas do Império
Fotógrafo
Data da foto
2007
Características técnicas
Peça em madeira (canela), em partes entalhadas, recortadas, encaixadas e fixadas por cravos; folhas da porta com três molduras rasas por dentro; dois pares de dobradiças em latão recortado, parafusadas; envernizada.
Características estilísticas
Oratório mineiro, de cunho popular, com entalhe simples, datado de 1848.
Características iconográficas/ornamentais
Decoração em entalhe raso com símbolos da eucaristia: ramos de trigo e videira com cachos de uvas; as Armas do Império; e o título da crucificação de Cristo, com a inscrição em português JNRJ (Jesus Nazareno Rei dos Judeus.
Dados históricos
O objeto traz gravado a data de 16 de novembro (9 bro) de 1848, certamente a data de sua confecção e a inscrição Sza, provavelmente a abreviatura de Souza, o artesão que o fez.