Documento
Metadados
Número de registro
212
Denominação
Título
Verônica
Autor
Classificação
Resumo descritivo
Peça de recorte quadrado, com a parte inferior arredondada e a superior em recortes ondulados formando uma orelha em cada quina. Centro com pintura representando a face de um homem de cabelos compridos rodeado por coroa de espinhos, bigode e barba, em tons claros, com resquícios de vermelho nos lábios e na testa, imitando gotas de sangue. Fundo muito escurecido. Apresenta quatro orifícios, dois ao centro e um em cada orelha.
Altura (cm):
44,0
Largura (cm):
48,0
Local de produção
Data de produção
Fotógrafo
Data da foto
2007
Características técnicas
Peça em folha de cobre recortado, com pintura em branco, vermelho e preto.
Características estilísticas
Objeto de cunho popular, com pintura inexpressiva, datável do século XVIII ou XIX, de origem certamente mineira.
Características iconográficas/ornamentais
O termo “Verônica” usado tanto para designar a mulher que teria enxugado o rosto de Cristo quando este sucumbiu ao peso da cruz durante a Via Crucis, quanto ao pano em que teria ficado estampado o rosto de Cristo. Para alguns estudiosos, no entanto, o nome de Verônica se encontra relacionado a uma expressão híbrida, meio grega e meio latina, Vera icona, ou seja, “verdadeira imagem”. Neste caso, a história de Verônica é puramente lendária, e foi inventada para explicar a relíquia. Sua grande popularidade durante a Idade Média esta vinculada ao interesse pela humanidade de Jesus Cristo e aos aspectos concretos de sua Paixão.
Dados históricos
Não foram localizados dados específicos sobre o objeto.
Referências bibliográficas/arquívisticas
PASTOUREAU, Michel e DUCHEL-SUCHAUX, Gaston. La Bíblia y los Santos. Madrid, Alianza Editorial, 1996.