Gargalheira, Séc. XVIII/XIX
Peça em duas partes curvas, presas e articuladas ao alto, com os extremos terminados em argolas.
Peça em duas partes curvas, presas e articuladas ao alto, com os extremos terminados em argolas.
Peça de formato elíptico, em duas partes, presas em um lado, e livres de outro, onde são providas de um orifício. Possuí uma haste ao meio, presa em um lado e com orifício no outro.
Representação uma cabeça humana, de formato esférico, com cabelos em estrias largas e retas para trás; com as orelhas esculpidas e boca aberta; sobrancelhas, olhos e bigode pintados. Com parte do pescoço.
Representação de um busto humano, com a cabeça elíptica, reta e à frente; cabelos com recortes serrilhados ao alto; pescoço reto, com gravações pontilhadas.
Representação de uma figura feminina, em posição frontal, de cabeça erguida, mãos postas junto ao peito, pernas retas com os pés paralelos. Possuí uma espécie de vestimenta quadrada ao meio.
Relevo representando Nossa Senhora, em posição frontal, de cabeça erguida, olhos direcionados à frente; de cabelos pretos, em mechas onduladas. Braços flexionados junto ao peito, de mãos postas. Vestida de túnica branca com bolinhas marrons, cingida na cintura; manto azul…
Ex-voto recortado em formato de uma cartela cordiforme, delimitada por friso dourado. Pintura central com a figura de um homem, vista de frente, deitada sobre um leito de cabeceira alta, com recortes curvos e arrematada por palmeta, com dossel vermelho…
Ex-voto retangular horizontal, com recorte curvo superior; moldura reentrante, com friso vermelho interior. Pintura central já bem apagada, mas parece representar um homem deitado no chão, centrado por duas pilastras. Visões no lado esquerdo e direito. Neste, a figura de…
Ex-voto retangular vertical, com pintura central representando uma figura de mulher (?), ajoelhada sobre um rochedo (?). Visão no lado direito, representando a São Domingos, carregando um livro e tendo o braço direito estendido à frente. Vestido de hábito, com…
Ex-voto retangular vertical, com recorte circular superior, com orifício; moldura reentrante, pintada em tom esverdeado com friso dourado por dentro. Pintura interior já bastante apagada, representando uma Santa Ifigênia, sem cor, com a palma na mão direita e a igrejinha…