Documento
Metadados
Número de registro
056
Denominação
Título
Nossa Senhora do Rosário
Autor
Classificação
Resumo descritivo
Figura feminina, de pé, em posição frontal, cabeça voltada à direita, para onde direciona os olhos; cabelos compridos. Braço direito flexionado á frente, sem a mão. Braço esquerdo flexionado ao lado, mão segurando uma dobra do manto, no qual se assenta o Menino Jesus nu, com mão direita de abençoar e a esquerda levando um globo azul. Perna direita da figura dobrada e a esquerda de apoio; pés em ângulo. Vestida de túnica cingida na cintura; mantelete fixado por firmal; manto logo e véu sobre a cabeça. Base atributiva em tufos de nuvens com quatro cabeças de anjos, sendo duas ao centro em posição divergente; todos os anjos têm os olhos direcionados ao alto. Peanha em madeira, em tronco piramidal, com moldura reentrante na frente, marmorizada de vermelho.
Altura (cm):
39,0
Largura (cm):
15,0
Profundidade (cm):
7,5
Material/técnica
douramento | entalhe | ouro | pedra sabão | policromia | tinta
Local de produção
Data de produção
Fotógrafo
Data da foto
2007
Características técnicas
Escultura em pedra sabão, em um só bloco, com a mão direita (sem) de encaixar. Tem resquícios de douramento e policromia. Usa um resplendor de ouro (ficha separada)
Características estilísticas
Imagem de cunho erudito, de gosto rococó, datável de fins do século XVIII. Composição sinuosa, de tratamento anatômico correto, com panejamento movimentado e delicadeza na execução dos rostos dos anjos. Originária de Minas gerais.
Características iconográficas/ornamentais
Trata-se de uma representação de uma Nossa Senhora, levando o Menino Jesus, de pé sobre base atributiva com nuvens e anjos. Na mão direita (perdida) poderia trazer um atributo que definiria melhor a sua iconografia – no caso de Nossa Senhora do Rosário, como é conhecida, um rosário.
Dados históricos
Não foram localizados dados específicos sobre o objeto.