Documento
Metadados
Número de registro
050
Denominação
Título
Nossa Senhora do Rosário/Santa Ifigênia
Autor
Classificação
Resumo descritivo
Figura feminina, de tez negra, de pé, em posição frontal, de cabeça erguida, com olhar direcionado à frente. Braço direito flexionado á frente, com a mão sustentando uma igrejinha; braço esquerdo sustentando o Menino Jesus, assentado e nu, com a mão direita de abençoar. Vestida de túnica preta cingida na cintura, manto preto, ambos com as bordas serrilhadas; véu branco curto, deixando parte dos cabelos, em mechas de volutas, à mostra. Base atributiva em nuvens com três cabeças de anjos.
Altura (cm):
25,5
Largura (cm):
9,0
Profundidade (cm):
8,0
Material/técnica
entalhe | madeira | ouro | policromia | tinta
Local de produção
Data de produção
Fotógrafo
Data da foto
2007
Características técnicas
Escultura em madeira, policromada em preto, bege, branco com resquício de douramento. Parte do braço direito com a igrejinha foram fixados posteriormente.
Características estilísticas
Imagem de cunho popular, de proporções atarracadas, panejamento de dobras angulosas, com curiosa influência da imaginária luso-oriental de marfim, verificada principalmente no serrilhado que contorna a vestimenta. Datável da primeira metade do século XVIII, de origem certamente mineira.
Características iconográficas/ornamentais
Tratava-se originalmente de uma Nossa Senhora (do Rosário?) com Menino Jesus e a base atributiva em nuvens e anjos, transformada em uma Santa Ifigênia, com a introdução da igrejinha, atributo pessoal desta santa; porém de vestimenta errada, pois Santa Ifigênia é representada de hábito carmelita.
Dados históricos
Não foram localizados dados específicos sobre o objeto.