Documento
Metadados
Número de registro
026
Denominação
Título
Santana Mestra
Autor
Classificação
Resumo descritivo
Conjunto escultórico com duas figuras femininas: Santana, assentada, em posição frontal, com a cabeça levemente à esquerda, de olhos abaixados. Braço direito estendido lateralmente, com a mão sobre o ombro da outra figura; braço esquerdo flexionado sobre o colo, mão segurando o livro. Pernas dobradas, com os pés em ângulo. Vestida de túnica vinho, com detalhes dourados na barra, gola e punhos; manto marrom com pontos brancos; véu marrom sobre a cabeça. Cadeira vermelha, de espaldar inclinado, com recorte semicircular ao alto, pernas e travessas retas. Nossa Senhora Menina, de pé á esquerda, em perfil, com a cabeça erguida, olhos direcionados para o livro; cabelos compridos. Braços flexionados à frente, a mão direita com indicador apontado para o livro; mão esquerda sustentado o livro. Perna direita dobrada e a esquerda oculta. (continua OBS)
Altura (cm):
16,5
Largura (cm):
14,5
Profundidade (cm):
9,0
Material/técnica
barro | modelagem | policromia | queimadura | tinta
Local de produção
Data de produção
Fotógrafo
Data da foto
2007
Características técnicas
Escultura em barro modelado, queimado e policromado em azul, vermelho, marrom, vinho, branco, bege e dourado. Cabeças com furos para adereços. Cadeira com orifícios no espaldar e canto direito do assento.
Características estilísticas
Imagem de cunho popular, em terracota policromada, datável do século XVIII, de origem certamente mineira.
Características iconográficas/ornamentais
Santana, esposa de São Joaquim e mãe da Virgem Maria, cujo culto é bem antigo, datando do século VI, no Oriente, e do século VIII, no Ocidente. A história de Santana não se encontra na Bíblia, foi criada em cima de uma tradição que bebeu suas fontes nos escritos apócrifos. Culto bastante comum em Minas Gerais onde teria chegado com os primeiros povoadores, daí proliferando-se rapidamente. Outro fato que auxiliou essa proliferação foi o papel das confrarias de Santana, associadas à caridade e à cura de doenças. Em Minas Gerais geralmente aparece sob a invocação de Santana Mestra, uma matrona sentada em uma cadeira com um livro aberto nos joelhos, ensinando a Virgem menina. As variações de sua representação ficam a gosto do artista, da época e da região.
Dados históricos
Não foram localizados dados específicos sobre o objeto.
Referências bibliográficas/arquívisticas
MEGALE, Nilza Botelho. Santos do Povo Brasileiro. Petrópolis/RJ, Vozes, 2002
|PASTOREAU, Michel. La Biblia y los Santos. Madrid, Alianza Editorial, 1996.
|ROIG, Juan Ferrando. Iconografía de los Santos. Barcelona, Ediciones Omega, 1950.