Documento
Metadados
Número de registro
004
Denominação
Título
Nossa Senhora da Apresentação
Autor
Classificação
Resumo descritivo
Figura feminina, de pé, em posição frontal. Cabeça erguida, com olhar direcionado à frente; de cabelos compridos, com duas pontas caídas pela frente. Braço direito flexionado à frente, sem a mão; braço esquerdo flexionado junto ao peito, com a mão sustentando uma almofada formada por dobra do manto, onde deveria se deitar (ou assentar) o Menino Jesus. Perna direita levemente dobrada e a esquerda de apoio. Vestida com túnica azul claro; manto azul escuro, de fundo branco, com a borda vermelha, caído por trás e em diagonal ao meio. Base atributiva em globo terrestre azul, com três cabeças de anjos. Peanha vermelha, circular na frente e reta por trás. Furada ao fundo.
Altura (cm):
19,0
Largura (cm):
7,5
Profundidade (cm):
6,0
Material/técnica
barro | cozimento | modelagem | policromia | tinta
Data de produção
Fotógrafo
Data da foto
2007
Características técnicas
Escultura em barro modelado e cozido. Policromia em azul, branco, vermelho, preto, e marrom; com resquício de douramento.
Características estilísticas
Imagem de cunho popular, em terracota, de origem paulista, datável do século XVIII.
Características iconográficas/ornamentais
Nossa Senhora da Apresentação ou Nossa Senhora do Parto, ou seja, a Virgem Maria imediatamente após o nascimento do Menino Jesus, quando este é apresentado no colo da mãe, como é comum nessa representação, como aqui se vê. Foi uma devoção muito comum no período colonial, significando, certamente, a fé que as pessoas de antigamente depositavam na proteção que tal invocação pudesse trazer às mulheres grávidas ou no momento de darem a luz, principalmente em uma época em que a gravidez era sinal de risco enorme tanto para a parturiente como para o recém-nascido.
Dados históricos
Não foram localizados dados específicos sobre o objeto.
Referências bibliográficas/arquívisticas
Iconografia da Virgem Maria. Belo Horizonte, IEPHA, 1982 (Caderno de Pesquisa 1)