Oratório, Séc. XVIII/XIX
Anexos
-
Miniatura
Número de registro
059
Denominação
Autor
Classificação
Resumo descritivo
Oratório retangular, de base larga e emoldurada. Porta de duas folhas, de recorte curvo superior, cada uma com três almofadas altas, escalonadas em frisos; presas por dobradiças do tipo cachimbo. Faces internas das folhas com pinturas figurativas: a da esquerda, com a figura do Arcanjo Miguel, empunhando espada e balança, de vestes vermelhas com couraça e elmo de plumagem, pisando sobre um demônio; na parte inferior aparecem almas nas chamas do purgatório; a da direita, com outra figura de Anjo (Arcanjo Gabriel?), levando uma palma, e também de vestes vermelhas com couraça e elmo, tendo por companhia uma pomba (?) alto e um livro diante dele; flores aparecem na parte inferior. Parte superior do oratório arqueada, em cimalha frisada, arrematada por frontão recortado em volutas. Boca de recorte liso; interior em pintura com motivos florais.
Altura (cm):
103,0
Largura (cm):
50,0
Profundidade (cm):
26,0
Material/técnica
fundição | madeira | policromia ferro | recorte | tinta
Local de produção
Data de produção
Fotógrafo
Data da foto
2007
Características técnicas
Peça em madeira, em várias partes recortadas, encaixadas e fixadas por pregos e cravos; ferragem em quatro dobradiças e fecho de gancho em ferro batido; policromia em vermelho, ocre, cinza, preto, branco, verde, azul e marrom.
Características estilísticas
Oratório originário do norte de Minas Gerais, datável do século XVIII ou XIX, em linhas retas, com pintura de cunho popular.
Características iconográficas/ornamentais
SÃO MIGUEL ARCANJO – São Miguel tem seu culto muito difundido em Minas Gerais. Sua devoção, no período colonial, vinculou-se às irmandades para o resgate das Almas do Purgatório, daí o nome São Miguel e Almas, tão comum em Minas Gerais. A sua representação insere-se dentro de uma tradição hagiográfica que resulta na formula de mesclar duas cenas em uma só: a pesagem das almas e a peleja contra o demônio; na primeira, a pesagem das almas, S. Miguel traz uma balança, em cujos pratos pode se vê, às vezes, pequenas alminhas esculpidas; na outra cena, alusiva a uma passagem do Apocalipse (12: 7-8), é o São Miguel guerreiro, empunhando uma espada ou lança investida contra o demônio que aparece sob seus pés. (1), (2) e (3). A outra figura, também de um anjo, já que apresenta asas, deve se tratar do Arcanjo Gabriel, acompanhado de uma palma, da Pomba simbolizando o Divino Espírito Santo e de um livro, elementos presentes na cena em que o anjo anuncia à Nossa Senhora o nascimento de Jesus Cristo.
Dados históricos
Não foram localizados dados específicos sobre o objeto.
Referências bibliográficas/arquívisticas
MEGALE, Nilza Botelho. Santos do Povo Brasileiro. Petrópolis/RJ, Vozes, 2002
|PASTOREAU, Michel. La Biblia y los Santos. Madrid, Alianza Editorial, 1996.
|ROIG, Juan Ferrando. Iconografía de los Santos. Barcelona, Ediciones Omega, 1950.