Documento
Metadados
Número de registro
005
Denominação
Autor
Classificação
Resumo descritivo
Oratório retangular, com a parte superior em arco. Pés cilíndricos; base emoldura e frisada. Porta em arco, de duas folhas, com almofadas apenas demarcadas por frisos, com um trinco ao meio; resquício de pintura simbólica nas faces internas: a coroa de espinhos (folha direita) e turquesa, esponja, lança e palmas cruzetas (folha esquerda); boca em recorte de rendilhados em semi-círculo e triângulos delimitados por pontilhados. Interior com pintura azul com motivos florais estilizados. Laterais com par de alças para fixação da correia.
Altura (cm):
31,0
Largura (cm):
20,0
Profundidade (cm):
12,5
Material/técnica
folha de flandres | pintura | recorte | tinta
Local de produção
Data de produção
Conjunto com
2
Itens relacionados
Fotógrafo
Data da foto
2007
Características técnicas
Peça em folha de flandres recortada, em partes soldadas; policromia em azul, vermelho, preto, e resquícios de douramento; pino interno para fixação da imagem; possuí alças laterais para fixação da correia de sustentação do oratório ao pescoço.
Características estilísticas
Oratório de cunho popular, de execução primitiva, com pintura de motivos simbólicos, para ser usado pendente no pescoço*. Datável do século XIX.
Características iconográficas/ornamentais
Símbolos da Paixão de Cristo ou “Armas Christi” como são conhecidos: coroa de espinhos, turquesa, esponja, lança e palmas cruzadas. (falta outros, já apagados).
Dados históricos
Não foram localizados dados específicos sobre o objeto. * Este tipo de oratório era pendurado no pescoço do esmoleiro – daí o nome de esmoler – , geralmente um pedinte de confrarias ou irmandades.
Referências bibliográficas/arquívisticas
Traz a imagem, em terracota, de Nossa Senhora da Apresentação (no 4), que não é original deste oratório.