Retábulo, Séc. XVIII
-
Miniatura
Número de registro
028
Denominação
Autor
Classificação
Resumo descritivo
Retábulo de mesa retangular, abaulada, com pintura de flores entre ramos cruzados, cercados por motivos fitomorfos, concheados e cabeças de anjos; laterais marmorizadas. Socos laterais em molduras reentrantes e marmorizado azul. Banqueta reta, marmorizada de azul, emoldurada, com frisos dourados e vermelhos. Registro inferior em recortes curvos, emoldurado, com pintura central de uma custódia entre nuvens, raionada e dourada. Sustentação em par de pilastras retas, emolduradas, de enquadramento azul, com frisos dourados e pinturas de rocalhas vermelhas. Intercolúnio com pedestais providos de coifas, decorados em concheados, rocalhas, angras e acantos, com pintura de cortinado vermelho, decorado por flores. Entablamento em marmorizado vermelho, com frisos dourados. Coroamento em arco emoldurado, com pintura de rocalhas, fecho em mísula, e cantos com pintura de rocalhas e entalhe de cês dourados. Trono em forma de nicho retangular, envidraçado, com molduras de frisos dourados e pintura de rocalhas. Interior com pintura de motivos florais.
Altura (cm):
370,0
Largura (cm):
300,0
Profundidade (cm):
140,0
Material/técnica
douramento | entalhe | madeira | ouro | policromia | recorte | tinta
Local de produção
Data de produção
Fotógrafo
Data da foto
2007
Características técnicas
Estrutura em várias partes de madeira, recortadas, entalhadas, encaixadas e pregadas; policromia a têmpora em vermelho, branco, ocre, azul, bege, verde e dourado; marmorizados; porta com vidro no nicho do trono.
Características estilísticas
Retábulo de gosto rococó, datável de final do século XVIII, de execução simplificada, com decoração típica do período, em pintura e entalhe, com rocalhas, angras, cês, marmorizados e flores. Procedente da Capela de São Manoel do Peti, em São Gonçalo do Rio Abaixo*.
Características iconográficas/ornamentais
Rocalhas, flores, cês, marmorizados, molduras, angras, cortinado.
Dados históricos
Não foram localizados dados específicos sobre o objeto. *A capela de São Manoel ficava no distrito de Peti, no atual Município de São Gonçalo do Rio Abaixo. A área em que a capela se encontrava foi inundada para a construção do reservatório da Usina Hidrelétrica de Peti, da CEMIG, entre os de 1941 e 1946, ocorrendo sua inauguração em 1946. (1)
Referências bibliográficas/arquívisticas
SCOLARI, Keli Cristina. São Manoel Mártir: Conservação – Restauração de uma escultura dourada e policromada. Monografia apresentada ao 16o Curso de Especialização em Coservação-Restauração de Bens Culturais Móveis da Escola de Belas Artes da UFMG. Belo Horizonte, CECOR/EBA/UFMG, 2007.