O Cruzeiro
Trata-se de uma miniatura de cruzeiro, com a representação completa dos instrumentos simbólicos da Paixão de Cristo (as Armas Christi), de confecção original e criativa, tudo entalhado em canivete pelo artista popular Pedro Farnesi, em meados do século XX.
Trata-se de uma miniatura de cruzeiro, com a representação completa dos instrumentos simbólicos da Paixão de Cristo (as Armas Christi), de confecção original e criativa, tudo entalhado em canivete pelo artista popular Pedro Farnesi, em meados do século XX.
O artista (já falecido) foi um prestigiado artista da cidade do Serro, onde exercia também o ofício de barbeiro. Os seus cruzeiros em miniatura se inspiravam nos cruzeiros antigos, ainda existentes no Serro – um na entrada da cidade e outro no adro da igreja do Rosário.
A peça possui vários objetos em diferentes materiais, como: madeira entalhada e recortada, latão, tecido recortados, gravura colada e policromia em amarelo, preto, verde, amarelo, vermelho e marrom.
Cruzeiro em cruz latina de traves retangulares pretas, com as ponteiras curvas, de base piramidal; encimada por um galo pisando sobre o globo terrestre. Apresenta todos os elementos do suplício de Cristo: na trave vertical acima da horizontal, a coroa de espinhos, o título com a inscrição INRI e um dado; na junção das traves, um busto de mulher levando véu estampado com o rosto de Jesus; sobre a trave horizontal, à direita, a cana verde, saco de dinheiro, martelo, machado e uma faca em diagonal; à esquerda, a luva dos algozes, torquês e a bacia com jarra; na parte da frente, mais dois dados e um lençol dobrado pendente da trave horizontal; na trave vertical abaixo da horizontal, três cravos, um dado, túnica; na base, cálice, chibatas, duas lanternas penduradas em hastes curvas e uma caveira com dois ossos cruzados; por fim, cruzados sobre as traves, a lança, a esponja e a escada.
Características iconográficas e ornamentais das Arma Christi:
- O galo que simboliza a negação de Cristo por Pedro; Pedro nega a Jesus três vezes quando é abordado nas ruas por populares.
- O globo que simboliza a ressurreição de Cristo; representando todo o mundo, o reino de Deus
- A coroa de espinhos, cana verde e a coluna do escárnio de Jesus; A coluna remete à quando Jesus e açoitado pelos soldados romanos, que o vestem com um manto púrpura a coroa de espinhos e lhe entregam um cajado, formas de humilhar Cristo.
- Os dados usados pelos soldados para disputar as vestes de Jesus e a túnica de Jesus; Os soldados após crucificarem Jesus rasgaram suas vestes em quarto partes, restando apenas sua túnica que eles decidiram não rasgar, mas sortear com os dados.
- A torquês, o martelo e os três cravos usados na crucificação; são as ferramentas utilizadas para pregar Cristo na cruz.
- O título com a abreviatura da inscrição latina Iesus Iuodeorum Rex Nazarenus (INRI); Inscrição que Pôncio Pilatos, por escárnio, mandou colocar no alto da cruz
- A luva dos algozes;
- A Verônica com a imagem do rosto de Jesus; a mulher que deu a Jesus seu véu, para que ele enxugasse o suor e sangramento das feridas de seu rosto.
- O saco de dinheiro de Judas; 30 moedas de pratas aceitas por Judas Iscariotes para entregar a localização de Jesus aos soldados romanos.
- A bacia com o jarro do lava-as-mãos de Pôncio Pilatos; onde ele lavou as mãos da condenação de Jesus
- A lança de São Loguinho; que perfurou cristo na cruz e ao sair água se converte ao Cristianismo
- A escada e o lençol do descendimento; a escada utilizada para descer o corpo de Jesus da cruz e o lençol que encobriu seu cadáver.
- A esponja do fel; utilizada nas latrinas romanas, onde os soldados ofereceram a Jesus vinagre.
- O Cálice da amargura; utilizado na noite da santa ceia
- As lanternas da prisão, onde Jesus passou a noite após ser preso
- Os ossos de Adão, o primeiro homem que morreu para redimir os pecados do Homem.
Referências bibliográficas/arquivísticas
MARTINS, Saul. O Artesanato no Serro. Belo Horizonte, Secretaria de Estado do Trabalho e Cultura Popular, 1964, p. 13. (Traz a reprodução de um cruzeiro feito pelo artista, bem semelhante ao que se encontra no museu).