Documento
Metadados
Número de registro
075
Denominação
Título
São Francisco de Assis e Nossa Senhora
Autor
Classificação
Resumo descritivo
Ex-voto retangular horizontal, com recorte curvo superior; moldura reentrante, com friso vermelho interior. Pintura central já bem apagada, mas parece representar um homem deitado no chão, centrado por duas pilastras. Visões no lado esquerdo e direito. Neste, a figura de São Francisco de Assis, de hábito preto, com cruz e caveira; naquele, já totalmente apagada. Inscrição ao meio (ver acima). Fundo branco com quadriculado.
Altura (cm):
21,5
Largura (cm):
27,0
Profundidade (cm):
1,5
Local de produção
Data de produção
Marcas/inscrições
“Mercê que fez Nossa Senhora/ do C.... e S. Francisco em o Dia/ 11 de Julho de 1839 as a João Ma/ xado de Barros qe cahindo da gran/de altura do coro desta capella/... beca, e hum/ braço de que sofreu grande inco/modo e perigo de vida não/ morreo (rubrica)”.*
Conjunto com
74 | 75 | 76 | 77 | 78 | 80 | 81 | 82 | 87 | 88
Fotógrafo
Data da foto
2007
Características técnicas
Madeira recortada, em uma só parte; pintura a têmpera, nas cores vermelho, branco, preto e cinza; com furo superior.
Características estilísticas
Ex-voto de confecção popular, datado de 1839, originário de Minas Gerais.
Características iconográficas/ornamentais
São Francisco de Assis (1182-1226), fundador dos Frades Menores Mendicantes, os Franciscanos, segundo o espírito evangélico da pobreza. Em 1224, no monte Alverne (Itália), teve a visão de Cristo crucificado, da qual lhe ficam os cinco estigmas, com os quais é sempre representado. Iconograficamente, São Francisco é apresentado vestido de franciscano, crucifixo nas mãos, estigmas nas mãos e nos pés e, ocasionalmente, um rasgão no hábito mostra-nos a chaga do lado do peito. Por vezes aparece com barba, outras imberbe. Outras vezes, ainda, aparece-nos de capuchinho, com uma caveira do lado (chamado da Penitência), ou então recebendo o Menino Jesus das mãos da Virgem Maria. Também aparece a receber nos seus braços Cristo meio despregado da Cruz (dito do Amor Divino). É um santo bastante popular no Brasil, principalmente no norte e nordeste. É comemorado pela Igreja no dia 4 de outubro. (1), (2) e (3) A outra figura, uma Nossa Senhora (indicada na inscrição), poderia ser do Carmo.
Dados históricos
Não foram localizados dados específicos sobre o objeto. O ex-voto é o registro de um “milagre” ou graça alcançada através de santo ou de uma entidade divina. O termo deriva do latim “tabulae Votivae”, já sendo conhecido desde a Grécia antiga. No Brasil, eram denominadas comumente de “quadro de milagres” ou apenas por “milagres”, popularizando-se, principalmente, sob a forma de tábuas votivas. Essa tradição foi bastante cultivada em Minas Gerais. Nos séculos XVIII e XIX não havia capelas ou igrejas que não tivesse um conjunto de ex-votos, com pinturas regionais elaboradas de maneira despretensiosa e pitoresca, ou mesmo de cunho erudito. A sua tipologia, em Minas Gerais, repete a ibérica, distribuída em três planos: na parte inferior, a inscrição (ou legenda) com o nome do miraculado, as circunstâncias e a data em que ocorreu o milagre; ao centro, a figura do miraculado em seu quarto, preferencialmente deitado em posição pré-mortuária; na parte superior, a visão com a representação da divindade propiciadora da graça. (4)
Referências bibliográficas/arquívisticas
MEGALE, Nilza Botelho. Santos do Povo Brasileiro. Petrópolis/RJ, Vozes, 2002
|ROIG, Juan Ferrando. Iconografía de los Santos. Barcelona, Ediciones Omega, 1950.
|TAVARES, Jorge C. Dicionário de Santos. Porto, Lello & Irmão – Editores, 1990.
|Promessa e Milagre no Santuário Bom Jesus de Matozinhos. Brasília, Publicações do SPHAN (no 34), 1981.