Documento
Metadados
Número de registro
256
Denominação
Autor
Classificação
Resumo descritivo
Oratório retangular vertical, do tipo vitrine, em três faces separadas por colunas cilíndricas, com friso dourado ao meio e cartela de cês convergentes em dourado na parte inferior. quatro pés curvos (falta o posterior direito), em cês e volutas douradas. Registro inferior com as bocas delimitadas por frisos dourados, com quebras em volutas ao meio e na parte inferior. Parte central com as bocas também delimitadas por frisos dourados, com as mesmas quebras. Arremate superior em três palmetas com lingüetas em dourado. Interior da parte central com cruz latina marmorizada de verde, com título com parte da inscrição “IN...”; três peanhas pentagonais e vermelhas ao pé da cruz e outra peanha de mesmo feitio ao fundo, à esquerda. Pintura interna em motivos florais. Pintura externa em preto e vermelho, com resquícios de douramento. Tem o tampo superior ligeiramente arqueado.
Altura (cm):
63,5
Largura (cm):
31,5
Profundidade (cm):
15,0
Material/técnica
douramento | entalhe | madeira | ouro | policromia | tinta
Local de produção
Data de produção
Marcas/inscrições
“IN...”
Fotógrafo
Data da foto
2007
Características técnicas
Peça em madeira, em várias partes recortadas e entalhadas; policromia em preto, vermelho, verde, rosa e branco; com douramento. Frente era envidraçada.
Características estilísticas
Oratório do tipo lapinha, que tinha presépio no registro inferior, de gosto D. José, com decoração em palmetas; frisos dourados; cês e pintura em motivo floral; datável da segunda metade do século XVIII, de origem mineira.
Características iconográficas/ornamentais
Cês; palmetas D. José; volutas; frisos dourados; pintura em motivo floral.
Dados históricos
Não foram localizados dados específicos sobre o objeto.