Documento
Metadados
Número de registro
062
Denominação
Autor
Classificação
Resumo descritivo
Oratório retangular, pintado de preto por fora, de base larga, emoldurada, em verde e vermelho. Porta de duas folhas, cada uma com par de almofadas rebaixadas, com pintura de flores geométricas ao meio; faces internas com pintura de anjos adoradores (um em cada almofada), ajoelhados sobre pedestais azuis; os anjos superiores em posição frontal, de braços cruzados junto ao peito; os inferiores em perfil, com as mãos postas; fundo ocre, com enquadramento em motivos orientais dourados, com pagodes, árvores, pássaros e figuras humanas com sombrinhas. Boca da tribuna em pilastras retas e lisas, com ressalto inferior e superior, e recorte em arco superior, com fecho de mísula; pintura em motivos orientais dourados. Arremate em cimalha larga, escalonada em frisos vermelhos e verdes. Interior com pintura de motivos florais (com janelas mostrando pintura mais antiga em paisagem arquitetônica). Continua OBS
Altura (cm):
133,0 *
Largura (cm):
72,0
Profundidade (cm):
36,0
Circunferência (cm):
(* sem o frontão que está solto)
Material/técnica
douramento ferro batido | entalhe | madeira | ouro | policromia | recorte | tinta
Local de produção
Data de produção
Fotógrafo
Data da foto
2007
Características técnicas
Peça em madeira, com várias partes entalhadas, recortadas, encaixadas e fixadas por cravos; policromia em marrom, preto, branco, vermelho, verde, azul, cinza; douramento nas partes entalhadas e motivos orientais; quatro dobradiças em ferro batido; frontal de encaixar (solto).
Características estilísticas
Oratório de origem mineira, datável da 1a metade do século XVIII, com pintura de gosto oriental, em “chinesises”, com pagodes, salgueiros, pássaros, figuras humanas; pintura de anjos de cunho mais erudito, em tons tenebristas, ao gosto do barroco português. Interior com pintura de motivos florais executada sobre outra mais antiga, em paisagem arquitetônica.
Características iconográficas/ornamentais
“Chinesises” com pagodes, figuras humanas levando sombrinhas, salgueiros e pássaros. Quatro figuras de Anjos Adoradores. Entalhe com esses, cês, volutas e flores.
Dados históricos
Não foram localizados dados específicos sobre o objeto.