Oratório, Séc. XVIII
Anexos
-
Miniatura
Número de registro
060
Denominação
Autor
Classificação
Resumo descritivo
Oratório retangular, com gaveta inferior de almofadas losangulares rasas, com puxador em pingente; moldura larga acima. Porta de duas folhas, cada uma com três almofadas rasas, de quinas abatidas em ¼ de círculo; faces internas com pinturas figurativas representando seis Passos da Via Crucis: no lado esquerdo, acima, o Ecce Homo, com o Cristo de punhos amarrados, seminu, de capa vermelha, ladeado por dois guardas romanos que portam lanças; ao meio, o Cristo preso a uma coluna alta, seminu, sendo chicoteado por dois guardas romanos; embaixo, o Cristo carregando a cruz, vestido de túnica vermelha, e sendo ajudado por um guarda; no lado direito, acima, a Prisão de Cristo, que aparece acompanhado de um apóstolo e de quatro guardas romanos com lanças; ao meio, a Santa Ceia, com uma mesa quadrada, ao redor da qual se encontram Cristo e os doze apóstolos; embaixo, o Cristo da Agonia, de joelhos, tendo um anjo ao alto, que lhe trás um cálice e cruz, e um anjo dormindo ao lado. (continua OBS)
Altura (cm):
153,0
Largura (cm):
88,0
Profundidade (cm):
41,0
Material/técnica
douramento ferro fundido | entalhe | madeira | ouro | policromia | recorte | tinta
Local de produção
Data de produção
Fotógrafo
Data da foto
2007
Características técnicas
Peça em madeira avermelhada, em várias partes recortada, entalhada, encaixada e fixada por cavilhas; gaveta inferior com puxador em pingente de ferro batido; porta com quatro dobradiças do tipo rabo-de-andorinha e fecho de gancho em ferro batido; pintura em tons ocre, vermelho, rosa, azul, preto, branco, amarelo, verde e cinza; douramento. Possuí duas peanhas frisadas, fixadas nos cantos.
Características estilísticas
Oratório de fatura mineira, de linhas retas, com partes entalhadas e douradas, com insinuação de concheados, típicos de meados do século XVIII; pintura com cenas da Paixão de cunho primitivo, com deliciosas figuras de feições a portuguesa. Já a pintura interior, em motivos florais mais elaborados, parece ser de outra época, pois está repintada por cima de outras flores, de elaboração mais primitiva.
Características iconográficas/ornamentais
Cenas relativas a seis, das 14 estações, representando a Via Crucis de Jesus Cristo: o Cristo da Agonia; a Santa Ceia; a Prisão; o Ecce Homo; o Cristo da Coluna; e o Cristo carregando a Cruz.
Dados históricos
Não foram localizados dados específicos sobre o objeto.